quarta-feira, 21 de março de 2012

GLÚTEOS: PAIXÃO NACIONAL!

Por Célio Ramos

O Brasil possui varias riquezas, as quais são apreciadas por todo o mundo, sejam elas arquitetônicas, naturais, e humanas. A beleza do povo brasileiro é única, principalmente quando se trata da Mulher, a qual possuem uma miscigenação de raças que as tornam peças únicas e perfeitas no seu conjunto de beleza humana (interior) e beleza física (exterior).

 Embora seja símbolo de sensualidade, a mulher brasileira é abençoada com um atributo no qual muitos tentam imitar mais não conseguem. Estamos citandos os nossos brasileiríssimos GLÚTEOS, popularmente conhecidos como “Bum Bum, sua anatomia é diferenciada das mulheres de outros países, suas medidas avantajadas e bem acentuadas acabam mexendo com a IMAGINAÇÃO DOS HOMENS e com a inveja de outras mulheres simetricamente desvalorizadas.
 O glúteo é constitui-se como um músculo do corpo humano, mas ele é composto por outros músculos, (Glúteo Máximo, Glúteo Médio e o Glúteo Mínimo) que juntos formam o conjunto. Deste, o faz chamar tanta atenção devido suas proporções... Constatando-se como PAIXÃO NACIONAL!!

  ENTENDENDO CADA ESTRUTURA MUSCULAR

 Glúteo Máximo:  É o músculo maior e mais forte entre os glúteos, o qual é responsável pela maior porção da circunferência das nádegas.  Anexa-se à vértebra inferior e ao topo da parte posterior da pelve, insere-se no terceiro segmento da parte posterior do fêmur (osso da coxa). Sua função é estender o quadril em movimentos como agachamentos, escadas e elevação da perna.


 Glúteo Médio:  É um músculo menor que o máximo e intermediário entre o máximo e o mínimo, anexado ao topo da parte posterior da pelve, se inserido no topo do fêmur. Sua função é mover o quadril para os lados (abdução) e também girar o quadril para dentro, de modo que seja usado na máquina de abdução de pernas ou em elevação laterais da perna.


 Glúteo Mínimo:  É o menor entre os três músculos, anexado logo abaixo do glúteo médio e inserido no topo do fêmur. Tende a agir como um músculo estabilizador, trabalhando excentricamente durante os movimentos de impacto como corrida e salto e mantendo a articulação do quadril na posição.

 Além dos principais músculos citados, existem outros músculos que fazem parte do conjunto como: Piriforme, Suprapiriforme, Infrapiriforme, Gêmeo Superior, Gêmeo Inferior, Quadrado Femoral e o Músculo Obturador Interno.
Anatomia do Glúteo! 

 Com a evolução da humanidade os direitos são ditados de igualdade entre os sexos, perante a realidade da vida diária, de maneira que  a mulher brasileira conquistou o seu lugar, a nível mundial a mesma decorrente de diversas tarefas seja doméstica, conciliando com a rotina de empresaria, profissional, amante e dentre tantas atribuições etc.

 Neste sentido, a mesma tende a preocupar em cuidar de si mesma, seja em aspectos do seu estado físico, social e sentimental. Nesta preocupação existem atividades físicas e exercícios físicos que ajudam a manter ou melhorar a anatomia muscular do glúteo, por exemplo: Andar de bicicleta, correr, dançar, praticar musculação, ginástica localizada, na qual é a mais especifica por que os exercícios são mais direcionados a essa região tão idolatrada pela nação brasileira de ambos os sexos.

 É comum no cotidiano de uma academia de ginástica as mulheres declararem ao professor o motivo maior da sua presença na musculação, “EU QUERO AUMENTAR e TONIFICAR MINHAS PERNAS E BUM BUM”. Mais nem sempre a genética é favorável ao desejo almejado pela mesma, principalmente, quando a meta é “mulher fruta, seja qual for...”, é claro que tudo é possível até que se prove o contrario. Porque através de um trabalho bem realizado, proporcionando através de estímulos neuromusculares um aumento nos números de fibras e um ganho maior de tônus muscular na dada região, é possível obter resultados satisfatórios de acordo, ou melhor, levando em conta a individualidade biológica de cada um.
Larissa Reis.
  PROBLEMAS DE SIMETRIA: Principais Desarmonias musculares!

 Glúteos fracos e grandes:  Este é, provavelmente, o problema de simetria mais comum, é devido parcialmente à quantidade de gordura cobrindo os glúteos e parcialmente ao tônus muscular. Para reduzir a gordura de maneira mais eficaz, combine seu programa de treinamento com uma dieta de baixas calorias.


  Glúteos muito desenvolvidos:  Se você tem glúteos muito desenvolvidos, talvez como conseqüência de anos de agachamento pesado ou treinamento de pesos, a única solução é cortar esse tipo de exercício ou pelo menos reduzir o peso que você usa. O mesmo se aplica aos outros movimentos com pesos, como leg press e dead lift- reduzir o peso e aumentar as repetições. Concentre-se em outros exercícios que trabalharão suas pernas, mas colocarão menos estímulo nos glúteos, como extensão da perna, agachamento e flexão da perna.

  Glúteos achatados:  Glúteos pequenos e achatados são atribuídos ao pouco desenvolvimento dos músculos que tendem a dar uma aparência "plana", particularmente olhando de lado, e também fazem a cintura parecer mais grossa do que realmente é. Conseqüentemente, o grupo muscular precisa ser desenvolvido, concentrando-se em movimento básicos e pesados, tais como agachamento e leg press.


  Glúteos caídos:  Glúteos caídos são resultados de dieta sem treinamento de força; você teve êxito em perder gordura na região do quadril, mas os músculos estão mal tonificados. A solução é aumentar sua ingestão calórica (em particular carboidratos e proteínas!) e incluir exercícios isolados específicos para os glúteos. Agachamento e leg press também podem ser incluídos em sua rotina, mas use pesos mais leves e repetições mais freqüentes.
Paixão Nacional!
Não sendo diferentes dos demais artigos, deixamos nossa contribuição apresentando algumas que acreditamos ser interessantes para desenvolver, melhorar e ajustar esta estrutura muscular:

Rotina 01:
 Está proposta de treino consiste a mulheres que treinam os membros inferiores de maneira completa durante a semana:

01.    Agachamento Livre Barra (Pés Abduzidos): 04x15/12/10/08 aumentando a carga em cada série.
02.    Leg Press 45º (Pés paralelos): 03x10: Isotenção de 3” ângulo de 90º + 10 repetições completas em movimentos integrais;
03.    Cadeira Extensora: 04x10/10/08/08 aumenta carga nas duas ultimas séries para exigir de maneira específica os quadríceps;
04.    Mesa Flexora: 04x15/12/10/08 aumentando de maneira progressiva a sobrecarga;
05.    Flexora Vertical em pé + Stiff (pernas alongadas por completo): 03x10 + 15;
06.    Abdução do quadril na cadeira: 04x20/20/20 diminuindo a carga sem intervalos entre as séries. 

Rotina 02:
 Para as mulheres que adoram utilizar dos recursos das caneleiras para sentir o trabalho
localizado de toda região e treinam rotinas em separados:

01.    Afundo Estático Unilateral no Smith ou Cursos: 04x 12-15;
02.    Extensão do quadril no Bco. com caneleira em 90º: 04x15x10 insistências ou bombeando acima;
03.    Extensão do quadril na Polia Baixa em 180º: 03x 15 movimentos unilaterais;
04.    Abdução do quadril na cadeira + Elevação do quadril no solo: 03x20 + 20.
Miss Bumbum 2011, Rosana Ferreira.
 Então mulherada não percam tempo, e corram para a academia, porque a esperança e a ultima que morre e o tempo passa e não volta mais, aquelas que por sua vez não estão satisfeitas com o seu Bum Bum, existe uma luz no fim do túnel, e para aquelas que papai do céu abençoou cuidado, porque se não se cuidar o que era belo pode se tornar feio antes do tempo, porque nada dura para sempre.
http://celioramos.blogspot.com.br 
 Ficha técnica: 
Coordenador Técnico da Academia Vip Fitness (Recife/Pe), Consultor Técnico (Integralmédica), Mestrado em Saúde Coletiva(Unifesp), Especializando em Nutrição Aplicada á Estética(IAPP), Especialização em Ciências da Saúde(Uncisal), Especialização em Fisiologia do Esforço e em Ciências da Saúde(Uncisal), Licenciatura Plena em Educação Física. Personal Trainer e Autor dos Livros: Tropa de Elite(2007), Bodybuilding:Superação Física e Psicológica (2009) e Musculação: O Universo Feminino (2010).  




4 comentários: