sexta-feira, 30 de março de 2012

DIETA para BULKING - aprenda a comer para crescer

30% de treino 70% de dieta - Abdomen é feito na cozinha e não na academia 



DIETA para BULKING - tem como objetivo aumentar significativamente a massa muscular. 

O primeiro passo para montar uma dieta bulk é calcular a quantidade de calorias  que você gasta por dia, pois o princípio básico nessa primeira etapa é que você deve comer mais calorias do que gasta.  Para fazer esse cálculo, você deverá conhecer a sua taxa de metabolismo basal  e seguir a seguinte fórmula:  Se você tem tendência a ser magro: multiplique seu peso atual, em quilos, por 37;  Se você tem tendência a ser gordo: multiplique seu peso atual, em quilos, por 29;  e Se você tem tendência a ter um corpo atlético: multiplique seu peso atual, em quilos, por 33. O valor encontrado corresponde a aproximadamente a quantidade de calorias gasta, tendo em vista que o seu objetivo é ganhar massa, acrescente a esse valor de 500 até 1.000 calorias por dia, aumentando sempre que os primeiros resultados forem notados.  Na fase de bulk é de grande importância que se faça uma ingestão de  2 a 3 gramas de proteínas  por cada quilo de peso corporal, uma vez que as proteínas são um dos macronutrientes essenciais para o crescimento dos músculos. Entre os alimentos que são boas fontes protéicas nessa fase estão os ovos, leite, peito de frango, cortes magros de carne, peixe, soja e iogurte natural. Suplementos como a Whey protein, Albumina, Caseína e o Colágeno hidrolisado, também são recomendados nessa fase.

Gordura também é importante nesta fase, principalmente as insaturadas, de origem vegetal. O consumo de gordura deve ser proporcional ao peso, assim, para cada quilo deve consumir 1 grama de gordura. Entre os alimentos que são boas fontes de gordura, estão: óleo de linhaça, óleo de canola, azeite de oliva, castanhas, nozes, óleo de coco.
Para alcançar a quantidade de calorias necessária, complete a dieta com os carboidratos. Lembrando que um grama de proteína vale quatro calorias e um grama de gordura vale nove calorias,  para saber quanto de carboidrato terá que ingerir por dia, divida o valor de calorias a ser alcançado e divida por quatro. Entre as principais fontes de carboidratos de baixo índice glicemico estão: batata-doce, inhame, mandioca, macarrão integral, arroz integral e pão integral.

Exemplo da minha dieta de Bulk

Refeição # 1 (logo ao acordar) (05:00 - 06:00)
1 ovo inteiro + 5 claras + 50gr de aveia em flocos (adoçantes e canela a gosto) - misturar os ingredientes e aquecer no microondas por 4 min.
ou
50gr de batata doce cozida/assada
150gr de peito de frango - grelhado/cozido/assado/desfiado
1 gr BCAA + 5gr de glutamina + 1gr HMB + 1gr de Vitamina C + multivitamínico


Refeição # 2 (8:00 - 9:00)
30gr de caseína ou albumina batido em água
2 fatias de pão integral light com 1 ovo inteiro + 2 claras (mexidas/omelete)
200mcg Picolinato de chromo + 1 cap de Tonalin


Refeição # 3 (11:00) 
30gr de caseína ou albumina batido com água
1 colher de sopa de óleo de coco


Refeição # 4 (13:00 - 14:00)
80gr de batata doce cozida/assada
200gr de frango ou peixe branco (tilápia, badejo, cação, merluza ou salmão)
40gr de brócolis 
Folhas a vontade - 1 colher de sobremesa de azeite extra virgem, limão
multivitamínico + omega 3 + 200mcg Picolinato de chromo + 1 cap de Tonalin


Refeição # 5 (16:00 - 17:00)
30gr de caseína ou albumina batido com água
50gr de abacate (pode bater com a caseína/albumina)


Refeição # 6 (18:00 - 19:00)
150gr de peito de frango - grelhado/cozido/assado/desfiado
50gr de batata doce cozida/assada1 gr de vitamina C + multivitamínico


Refeição # 7 (21:00 - 22:00)
150gr de peito de frango ou peixe branco - grelhado/cozido/assado/desfiado
40gr de batata doce cozida/assada
40gr de brócolis 
Folhas a vontade - 1 colher de sobremesa de azeite extra virgem, limão
Omega 3 + 200mcg Picolinato de chromo + 1 cap de Tonalin


Refeição # 8 (24:00 - 01:00)
30gr de caseína ou albumina batido com água
1 colher de sopa de óleo de coco


PRÉ E PÓS-TREINO: 50gr whey isolada + 20gr caseina ou albumina + 1 scoop de wazy maize +2 gr BCAA + 5gr de glutamina + 1gr HMB + 1gr de Vitamina C


Recomendações gerais:
*Procure manter a ingestão de água em torno de 2-3 litros, fracionados ao longo do dia. Durante a atividade física, procure ingerir de 500 a 1000ml por hora!
**Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
***Manter horários fixos das refeições.
****Vc pode comer o que quiser e gostar em 1 dia da semana em 2 refeições apenas. Só não exagere, pois poderá comprometer a dieta.

Atenção a alguns detalhes
Coma proteínas “limpas” em todas as refeições, conforme proposto na dieta. Nada de frituras ou ensopados cheios de condimentos.

Se você não está ganhando o peso, coma mais calorias.
O balanço calórico é o que fala mais alto em uma dieta e bulking. Comer apenas o que você consome ou até menos, não trarão ganhos. Coma sempre a mais do que seus gastos. É daí que virão os ganhos.

OBS.: A diferença de horário da refeição sólida para a liquida são de apenas 2hs.  Mas da sólida para a liquida são de 3hs de diferença.




37 comentários:

  1. Nossa.. adorei o post!!
    Agora me tira uma dúvida aqui que a tonta não conseguiu entender. Tipo se eu por ex. que peso 59kg multiplicar por 3g de prot. consumida a dia, isso dá 17,7g. Isso equivale muito menos que uma lata de atum. Aff Continuo sem entender..=/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TU É MUITO BOÇAL DE MERDA ! COMO QUE 59 X 3 DÁ 17,7 ? COMO ISSO ME EXPLICA COMO VOCÊ ACHOU ESSE RESULTADO, SÓ NO TEU MUNDO ! FILHA DO LÚCIFER !

      Excluir
    2. O JUMENTA KKKKKKKKKKKKKKKKKK SE FOR PRECISO DE PRESENTEIO COM UMA CALCULADORA SUA BURRAAAA KKKKKK FEZ ENSINO FUNDAMENTAL NAO SUA NUB KKKKKKKK É SEU PESO ATUAL X SUA GENETICA MAIS 500 KKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. Filha do Lucifer não...coitado!!!!

      Excluir
  2. Não gata!!! Isso dá 177g de proteína!!!

    ResponderExcluir
  3. Ahh é, desculpa, eu e minha mania de engenheira de converter as unidades k k k k =]]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. engenheira com essa tamanha burrice????????????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a melhor do dia!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Nossa!! muito bacana mas não tem como não ganhar uma barriguinha né? bjs!

    ResponderExcluir
  5. Gatona, não tem como fazer Bulking e ficar seca ao mesmo tempo. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou inicante no mundo "fitness", então dúvidas não me faltam... tenho tendência para ficar pançudinha, fazendo uma dieta como esta, se não fizer um bom treino corro o risco de ficar mais barrigudinha? rsrsrs bjusss

      Excluir
  6. Elektra qual seu peso e altura? Muito legal essa dieta. Bjos ;D

    ResponderExcluir
  7. Tenho 1,73 de altura - 76 a 77 kg - com 12% de BF

    ResponderExcluir
  8. Elektra uma dúvida, qdo se esta fazendo dieta bulking pode fazer aeróbio?

    ResponderExcluir
  9. Sim, pode!!! Mas não vá se matar correndo. Ok? Faça em intensidades baixas e por pouco tempo.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns gatona, adorei sua dieta. A minha está parecida, pois estou em fase de bulk.
    Já consegui ganhar 1,5kg de massa magra, e mesmo em bulk meu BF baixou de 19% para 16% fiquei muito felizzzz!!! Mas ainda falta muito pro meu objetivo. Tenho 1,58 e estou com 54kg BF:16%. Ainda chego aos 12% de BF hehehe.
    Bjokas e parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  11. adorei sua dieta! Eu estou com 72 kg, tenho 1,72 de altura.. Com essa dieta eu vou chegar no meu objetivo!

    ResponderExcluir
  12. Olá Elektra, gostaria de saber por qnto tempo vc fez essa dieta de bulking e qual foi sua dieta para traçar?

    ResponderExcluir
  13. Oi Elektra gostaria de saber + sobre as proteinas, no meu calculo deu 192g isso que dizer que tenho que consumir esse valor por dia. Mais fiz o calculo do seu peso e comparei com as quantidades de proteinas de sua dieta e está bem acima, poderia me explicar melhor?

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de lhe perguntar sobre seu horário de treino dentro desta dieta sugerida.
    Você diz que é necessário 2 horas de intervalo de uma dieta sólida para fazer a liquida. Isso se aplica a suplementação pré treino?
    Assim vc encaixaria seu suplemento pré treino em que horário nesta dieta?

    Estou montando um cardápio bulk para mim e meus horários de treino não são os mesmos em todos os dias da semana. Tenho um certo receio de por exemplo me alimentar com sólidos, esperar 2 horas fazer a suplementação e um treinamento muito pesado e estar com fome na parte final do treino.

    O que vc faz?

    ótimo seu blog!

    ResponderExcluir
  15. Essa dieta ta mais pra cutting! tem muito mais proteina que carbo! ta desperdiçando muita proteina pra quem quer fazer buking!no bunking a quantidade de proteina tem que ser igual a da carbo!

    ResponderExcluir
  16. Nossa mas você come muito pouco pra bulk! Eu como 200 gramas de proteina em todas as refeições, ou 8 claras. Carbo de 3 em 3 horas tbm, batata doce de lei, 150 no cafe da manha que é pre treino, 100g no pos treino, 150 g no almoço e depois nas demais refeições 100g. Em um mes eu ganhei 5 kg de massa magra.

    ResponderExcluir
  17. show seu blog elektra.. agora queria saber quando alcanço o peso desejado qual exercício mais adequado pra perder aquela pochete ( barriga ) que se cria durante o bulking?

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o post, mas eu não entedi a parte pra saber o quanto de carboidrato devo ingerir eu tenho que bater 3,755 de calorias diarias, mas não entendi essa parte.

    "para saber quanto de carboidrato terá que ingerir por dia, divida o valor de calorias a ser alcançado e divida por quatro"

    ResponderExcluir
  19. Bom dia! Quantas calorias tem essa dieta?

    ResponderExcluir
  20. Sua "obs" está com um erro...
    OBS.: A diferença de horário da refeição sólida para a liquida são de apenas 2hs. Mas da sólida para a liquida são de 3hs de diferença.
    O certo é "da refeição LÍQUIDA para a SÓLIDA são de apenas 2hs".

    ResponderExcluir
  21. Se você tem tendência a ser gordo: multiplique seu peso atual, em quilos, por 29; e Se você tem tendência a ter um corpo atlético: multiplique seu peso atual, em quilos, por 33. cardapio dieta da proteina

    ResponderExcluir
  22. Só não entendi o último parágrafo ( a OBS) que diz "A diferença de horário da refeição sólida para a liquida são de apenas 2hs. Mas da sólida para a liquida são de 3hs de diferença."

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Eu quero. Saber sobre os carboidratos.,. Eu vou ingerir as calorias da gordura e da proteína e o que faltar completo com carbo....enrao não preciso dividir....é isso mesmo

    ResponderExcluir
  25. Eu quero. Saber sobre os carboidratos.,. Eu vou ingerir as calorias da gordura e da proteína e o que faltar completo com carbo....enrao não preciso dividir....é isso mesmo

    ResponderExcluir