domingo, 18 de novembro de 2012

Glúteos e Pernas dos sonhos??? – Como transformar em realidade


Caros professores e alunas de musculação, quero começar este artigo com uma pergunta crucial: Por que vemos tantas mulheres dedicadas indo à academia todos os dias, realizando inúmeras  atividades como aulas de local, Bodys disso ou daquilo, horas sobre uma bike ou transport (elíptico, caso queiram) apresentando pouco ou quase nenhum resultado na aquisição daquilo que TODAS buscam, PERNAS E GLÚTEOS LINDAMENTE ESCULPIDOS?
Todos hão de concordar que EXISTE ALGO ERRADO, OU NÃO? As respostas estão exatamente na pergunta acima! Agora vão perguntar: Como assim Prof. Eder?
A resposta é simples; quando se pretende ou tenta ESCULPIR um corpo na musculação a palavra de ordem é a HIPERTROFIA, e para que essa aconteça o primeiro fator a ser considerado é a RECUPERAÇÃO ENTRE ESTÍMULOS, para que essa possa acontecer. Já posso até ouvir a mulherada gritando...MAS PROF. EDER NÃO QUERO FICAR COM AQUELAS PERNAS MUSCULOSAS QUE VEJO EM MUITOS DOS TEUS POSTS! Hellooooo, por isso existe uma coisa chamada de OBJETIVO FINAL e não pensem que isso acontecerá da noite para o dia! Cada pessoa vai determinar até que grau de desenvolvimento quer chegar, mas o que estamos falando aqui não é de VOLUME e sim do DESENHO e da QUALIDADE MUSCULAR.
Outro detalhe de arrepiar os cabelos de toda mulher: Vocês sabiam que para aumentar a massa muscular, JUSTAMENTE quem vai porporcionar o desenho e a forma desejada às pernas e aos glúteos, vocês precisam comer mais do que estão gastando? O QUE? MEU DEUS...ASSIM EU VOU ENGORDAR!
Calma, sem desespero! Eu explico! Quando eu disse “comer mais” isto significa ingerir mais calorias SIM, mas especialmente a qualidade dessas calorias. ALIMENTAR = NUTRIR e NÃO, ENTUPIR DE PORCARIAS! A justificativa para essa maior necessidade calórica está no fato que nosso organismo não é capaz de responder a dois estímulos primários em sua máxima capacidade de uma só vez. Trocando em miúdos, hora de ganhar massa, ganhar massa; hora de baixar gordura, baixar gordura e para baixar gordura precisamos comer menos, CORRETO? A isso chamamos de ESPECIFICIDADE de treinamento.
Fica a dica: Caso você apresente ainda uma capinha considerável de gordura sob a pele, aproveite então para fechar a boca e baixar a gordura antes de iniciar o verdadeiro trabalho de hipertrofia. Afinal de contas quem irá determinar se a hipertrofia desejada irá acontecer ou não será a tua alimentação. Você pode estar fazendo o treinamento mais bem elaborado que possa existir, com os descansos perfeitos entre os dias de treino, mas sem uma dieta hipercalórica e hiperproteica, DESISTA! Vai continuar com as mesmas perninhas e bundinha que tem e o pior, reclamando do professor!
Agora é que vou matar um monte do coração! Já que estamos tentando manter você, minha cara, naquilo que chamamos de BALANÇO CALÓRICO POSITIVO (ingerindo mais do que estamos gastando), POR QUE VOCÊ ESTÁ TORRANDO CALORIAS EXTRAS COM EXERCÍCIOS AERÓBICOS? Aiiii, lá vem de novo! MAS EU VOU ENGORDAR! Se você estiver se ENTUPINDO DE PORCARIAS VAI SIM, porque se estiver mantendo a dieta correta o ganho de gordura adicional que TEM QUE ACONTECER SERÁ PEQUENO! E se não entendeu isso ainda, sugiro que volte ao início e leia tuuuuuuuuuuudo de novo!
Queridas, antes de iniciar um trabalho de hipertrofia de verdade, você já deverá apresentar uma boa ou ótima condição aeróbica, afinal esta é fundamental na tua recuperação entre séries! Mais uma vez volto para tal especificidade do treinamento, o processo deve ser iniciado por uma boa base orgânica em termos aeróbios e musculares para suportar um treinamento realmente intenso como deve ser o de hipertrofia! É durante esse período que devemos aproveitar e baixar o que for possível da gordura corporal.
Aposto como tem gente que começou a descobrir a pólvora agora pensando: “ahh, então o ideal é eu ir alternando entre períodos de redução de gordura e ganho de massa!” ISSO MESMO CARÍSSIMAS! Geralmente, usamos período de 12 semanas para cada um. Inclusive, isto irá reduzir a probabilidade do surgimento de lesões tão frequentes como vemos acontecer com gente que treina forte o ano todo!
Não podemos esquecer que a musculação é uma atividade CATABÓLICA, onde os danos sobre os tecidos causados durante o treino são reparados em um nível ligeiramente acima do que estava antes, caso haja uma alimentação e descanso proporcionais – ISSO É O ANABOLISMO. Assim sendo, a maior meta ao longo do resto do dia é tentar este estado ANABÓLICO, mais uma vez reforçando a necessidade de uma alimentação fracionada e balanceada!
Ok, Prof. Eder, mas como deverá ser minha sessão de treino de hipertrofia? Minha cara, isso dependerá de inúmeros fatores que serão determinados a partir de sua avaliação funcional (se ela for decente é claro) e ajustada ao teu estilo de vida. Sim, isso mesmo, AO TEU ESTILO DE VIDA, já que apenas atletas conseguem manter um “estilo de vida” dedicado exclusivamente à musculação. A mulher hoje é multifuncional tendo que dar conta de ser mãe, dona de casa, esposa e profissional; mas também quer se manter ou entrar em forma! E não existe idade para se começar não, viu meninas?
Em termos gerais, para um treino de hipertrofia a intensidade do treino deverá ser de alta a altíssima, podendo variar entre 70 – 85% da carga máxima ou para simplificar entre 6 – 15 repetições levadas até a falência. O intervalo de pausa entre séries dependerá do teu nível de condicionamento prévio, onde assim que se sentir pronta, inicie a nova série (isso geralmente flutuando entre 45 a 90 segundos). MAS ISSO AQUI NÃO É “RECEITA DE BOLO”, são apenas parâmetros que um BOM professor de musculação saberá como adequar a cada caso!
Quanto aos exercícios, deverão ser usados quase que exclusivamente os movimentos básicos (ou multiarticulares, como queiram) tipo variações agachamentos, leg-press, hack machine, levantamento terra, etc. E SE ALGUÉM VIER ME PERGUNTAR SOBRE 4 APOIOS OU EXERCÍCIOS DE EXTENSÃO DE QUADRIL NO CABO EU ENFORCO! rsrsrsrs... Esses movimentos servem para finalizar o shape (forma) e não como reais estimuladores da hipertrofia dos glúteos!
Por último e não menos importante. O TREINO DE MEMBROS SUPERIORES! De que adianta estar linda da cintura para baixo e tudo mole, flácido e sem forma da cintura pra cima? Além do que a força e a resistência da musculatura do tronco e dos braços é extremamente importante no equilíbrio e suporte das cargas que serão usadas no treino de pernas. MAS ALGUÉM AQUI ME OUVIU DIZER EM HIPERTROFIA DE MEMBROS SUPERIORES? Creio que não, não é?
By Prof-Eder Lima
Meninas, com tudo que foi dito aqui fico imaginando... Quantos paradigmas terão que ser quebrados agora dentro de suas cabecinhas? POIS É! PENSEM A RESPEITO E DEFINAM O QUE QUEREM DE VERDADE DO SEU TREINO DE PERNAS E GLÚTEOS!
By Prof-Eder Lima 
Espero que tenham gostado da matéria, 
Beijinhos 
Elektra Hércules

13 comentários:

  1. Bravo! Prof Eder sempre com matérias bacanas.. mostra ser um excelente profissional!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa AMEI o blog, Estou lendo vaaarias materias, muito bom msm ^^ Ja estou seguindo ^^
    Se puder da uma passadinha no meu tb

    http://projetoeumaisgostosa.blogspot.com.br/

    bjs

    ResponderExcluir
  3. 25% de gordura. Recomenda-se treinamento para perda de gordura antes da hipertrofia, ou já pode meter as caras no treino de força??

    ResponderExcluir
  4. Dica muito Legal!! Adorei o blog. E para malhar com estilo, é só acessar o site: http://www.myfitnesswear.com.br/

    ResponderExcluir
  5. excelente post! era oq eu precisava ler neste momento!! o problema é so o fundo preto com a letra branca..me deixa zonza

    ResponderExcluir
  6. Ola pessoal tem um livro que eu li e gostei mt, é esse aqui super recomendo bjs http://hotmart.net.br/show.html?a=V1119996e e se vcs tbm quiserem estou começando um site agora deem uma ajudinha ai brigado e bjokas http://maisfitness.jimdo.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, nesse blog tem ótimas dicas para queimar gordura e alimentação saudável. Ajudando a perder peso com saúde. www.perderopeso.com.br. Acessem! Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Amei!!!!!! Eu fiz tudo errado... queria perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo rs agora sei... IMPOSSÍVEL!!!
    Valeu pelas dicas, valiosíssimas.

    ResponderExcluir
  9. Olá Elektra, tudo bem? Passei por aqui e gostei muito de seu blog; agora sou sua seguidora. Gostaria de convidá-la para conhecer meu blog Fitness: http://aptidaofisicaesaude.blogspot.com.br/.
    Caso goste seria uma honra tê-la como nossa seguidora.
    Sucessos com seu blog.
    Bjs
    Eliane

    ResponderExcluir
  10. Olá devemos priorizar somente um objetivo temos como maior e melhor objetivo a ser alcançado o ganho de massa muscular primeiro para depois equilibrar a dieta e fazer o momento de secar assim intercalando um treino e outro poderemos alcançar os objetivos de forma mais concreta...
    Olá gente por favor faça uma visita em meu blog estamos começando um programa de musculação para mulheres que não tem muito tempo para se exercitar eu serei a musa fitness, estamos correndo atrás de patrocínios para poder divulga-los durante o programa que eu sei que será acompanhado por muitas mulheres que desejam ter um corpo bonito e malhado mas não tem tanto tempo para isso passe lá para conferir será muito legal,
    http://diegopereiradeoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela matéria
    https://www.facebook.com/HiitPraSecar/?ref=bookmarks
    https://www.youtube.com/watch?v=pcymFCV8gb0

    ResponderExcluir
  12. Olá, como vai? Meu nome é Rodrigo Sá, sou dono do e-commerce de suplementos www.bomsuplemento.com.br.
    Estava olhando seu blog e achei super interessante, pelas fotos, bom conteúdo, as dicas que você passa, etc. Parabéns,

    muito legal mesmo!
    Atualmente estou fazendo uma ação com kit de produtos da @poweroficial (Power Supplements), contendo os produtos

    termogênico/ emagrecedor Sineflex, diurético T_Sek, controlador da flora Florazen e o pré-treino Power Jack Nox Pump. Caso

    queira recebe-los me envie seu nome e endereço COMPLETOS (com CEP) e CPF (NÃO ESQUECER do CPF) para emissão da nota fiscal.



    MUITO IMPORTANTE:
    Os produtos são todalmente sem custo!!!

    Iria te pedir, se possível, que fizesse UM POST para cada produto (NÃO QUERO UM post com o kit todo, mas sim 1 (UM) para

    cada produto enviado), e que em cada post houvesse um link para a loja, www.bomsuplemento.com.br e para os perfis no

    instagram @bomsuplemento e @poweroficial (os produtos vão depender da disponibilidade da loja). Não tenho como enviar

    código de rastreamento, pois irão por transportadora.

    Se tem interesse, aceitando os termos, me envie seus dados. Seu kit será enviado em até 20 dias.
    Abraços!

    Rodrigo Sá
    e-mail: contato@bomsuplemento.com.br




    ResponderExcluir