sexta-feira, 18 de maio de 2012

Suplemento Alimentar



Suplemento alimentar é toda e qualquer substância, em geral produzida para complementar a ação dos alimentos naturais no nosso organismo, dando mais força e energia ao corpo. Os suplementos alimentares são compostos retirados de alimentos e plantas produzidos em laboratórios, que têm o objetivo de complementar o fornecimento de nutrientes diário da dieta. Como o próprio nome
diz: SUPLEMENTOS - é para suprir algumas necessidades básicas do corpo.
Então, porque não retirar esses compostos e vitaminas apenas através da alimentação? Na realidade isso vai depender de qual é o objetivo e a dosagem necessária de cada substância para alcançar o resultado almejado. Se você é praticante de atividade física ou não... a intensidade... o metabolismo...

Muitos desses componentes existente nos suplementos alimentares como, aminoácidos, vitaminas, proteínas, creatina, dentre outros, são produzidos pelo nosso próprio organismo, mas em escala baixa em comparação as necessidades diárias dos praticantes de atividades físicas.
É aonde entra a suplementação sintética? Para cobrir pequenas falhas na nutrição do nosso corpo.
Vejamos o exemplo da creatina que tanto falamos: A palavra creatina vem do grego e quer dizer carne, devido ao fato de se encontrar essa substância em abundância nesse tipo de alimento. Ela nada mais é do que um composto formado de aminoácidos que estão presentes em dois lugares do corpo: no cérebro e nas fibras musculares.
Vamos a um outro exemplo prático o porque a necessidade de suplementos por praticantes de atividade física: O whey protein que é um dos suplementos mais utilizados. Trata-se da proteína do soro do leite de vaca concentrada, hidrolisada ou isolada. Para se obter 30g dessa proteína (1 dose da embalagem) são necessários 6360 litros de leite de vaca, o que torna inviável o seu consumo diário.
Imagina, se precisamos de 1 a 3gr de proteína por cada 1kg do seu corpo, faça a conta... é ai que entra a suplementação, nesse caso o whey, pois você estará consumindo uma proteína segura, com baixo índice de carboidrato, coisa que no leite de vaca você não conseguiria eliminar. Com baixo índice de gordura, coisa que no leite você também não conseguiria eliminar, salvo o desnatado, que aí também perdeu boa parte da proteína.
Entendeu agora os fatores básicos e a necessidade da suplementação?

O uso de suplementos é altamente recomendável e se torna um artifício muito bom para auxiliar e alcançar os objetivos propostos, desde que aliado à uma dieta equilibrada e a atividades físicas. Porém, o uso sim indiscriminado de alguns suplementos por determinadas pessoas, como vimos na reportagem de ontem, pode trazer riscos à saúde, como sobrecarga cardíaca, renal, hepática.
Então, para acelerar o alcance dos seus objetivos de forma segura e não jogar dinheiro fora, a melhor forma de utilizar os suplementos alimentares é procurar auxilio de um bom nutricionista desportivo que irá avaliar a necessidade da inclusão dos suplementos na sua dieta.
Temos que saber ler, ouvir e entender determinadas coisas, muitas pessoas acham que sabem se alimentar e por isso dispensam o nutricionista, também acham que sabem se exercitar e por isso dispensam o educador físico, tomam remédios por conta própria e assim dispensam médicos, fisioterapeutas, etc.
E é por isso que cada cada vez mais a mídia publica matérias sensacionalistas e distorcidas a respeito de suplementações, colocando " pessoas desse tipo" nas capas de suas reportagens para assim vender uma ideia errônea a respeito dos nossos verdadeiros ATLETAS. Fazendo a classe bodybuilding passar por humilhações desnecessárias.
Vamos ter mais consciência e saber filtrar melhor o que vemos e ouvimos!

By Elektra Hercules
 

Um comentário:

  1. Olá!

    Muito bom post!
    Estou olhando alguns suplementos para comprar, e gostaria de saber quais as melhores marcas...

    Encontrei estes aqui: suplementos alimentares , alguém me indica algum em especial?

    Até mais!

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