sexta-feira, 1 de junho de 2012

A importância da recuperação muscular

Qual a finalidade da recuperação muscular?  A finalidade é melhorar a qualidade muscular para uma próxima sessão de treinamento, ganho de força e garantir a recuperação dos ligamentos e tendões, castigados por treinamentos intensos.
Os treinamentos intensos devem ser equilibrados de forma ideal com o descanso e a recuperação muscular, a fim de alcançar o topo da montanha que é o seu principal objetivo. 


Lembre-se: Além da dieta e suplementaçāo, o descanso é a chave para o sucesso!!!!
A realização de treinamentos fortes e intensos é uma questão difícil de conduzir, pois no meio do caminho você pode se lesionar devido a falta de recuperaçāo necessária.

Se o potencial fosse apenas questão de treinamento muito duro, todos os atletas resolutos estariam em sua melhor forma, mas ao contrário disso existe uma porcentagem lesionados. O verdadeiro problema é que, um treinamento de alta qualidade é uma faca de dois gumes: pode levar você a seu nível mais alto possível de desempenho, ou ele pode destruir a sua capacidade de executar bem um treinamento. 
Fazer por muito tempo treinamentos intensos, pode devastar os seus músculos, mexer em seu sistema hormonal,e implodir o sistema imunológico, principalmente se você não estiver com uma dieta e suplementação adequada.
Lembre-se: Treinamento intenso deve ser equilibrado de forma ideal com o descanso e a recuperação, a fim de alcançar o topo da montanha. Ok?


Infelizmente, a identificação do equilíbrio entre o treino e a recuperação é a parte mais difícil do treinamento sérioÉ muito mais difícil do que o processo de criar e determinar quais exercícios serão realmente realizados em seu treinamento. 
Se o seu programa de treinamento tem um grande período de recuperação, você não será capaz de realizar um trabalho de qualidade suficiente para chegar ao topo. Se o seu programa tem pouco tempo para recuperação, com certeza você irá sofrer um trauma muscular mais cedo ou mais tarde. Ou irá acumular esse trauma progressivamente ao longo do tempo(porque os músculos não serão capazes de repararem-se corretamente após os treinos), até a performance nos treinos piorarem em vez de ficar melhor.


O que exatamente é a recuperação?
É simplesmente a reparação do dano que ocorre naturalmente as proteínas estruturais nos músculos e tecidos conjuntivos durante um treino intenso. Se você treinou hoje, as proteínas estruturais estão traumatizadas pelas forças de impacto da carga associados à execução do exercício, algumas proteínas são literalmente dilaceradas pelas forças excêntricas que ocorrem como os músculos são contraídos sob tensão durante a execução dos exercícios.


A recuperação é também a restauração das 
enzimas produtoras de energia no interior das fibras musculares, que são naturalmente discriminados durante o treinamento. 

No entanto, é importante lembrar que se o treinamento está ocorrendo corretamente, os músculos devem fazer mais do que apenas restaurar ao seu status ok durante os períodos de recuperação. Em vez de meramente reparar proteínas existentes, eles devem adicionar proteínas adicionais para a sua estrutura geral, a fim de aumentar a força e a carga muscular. Por isso que aumentamos o volume da musculatura, são fibras recuperadas sob outras fibras recuperadas, assim vamos adquirindo volume e volume, até ganharmos contornos firmes, volumosos.  



Conclusão: Durante o treino com a devida intensidade, o músculo sofre microlesões nas fibras musculares, é o processo que chamamos de trabalho muscular. Quando você descansa após o treino juntamente com uma boa suplementação, começa a fase anabólica. Pois seu corpo entra em fase de recuperação das fibras lesionadas. Se você causou as devidas microlesōes com o treinamento correto, o seu corpo sentirá a real necessidade de reforçar essas fibras procando a hipertrofia. Mas se você fizer treinamentos longos e intensos, sem pausa para recuperação muscular (trabalhar a mesma musculatura com intensidade máxima por 3, 4x na semana ou até mesmo todos os dias) ao invés de você ter um desenvolvimento muscular, você irá perder rendimento, irá se lesionar e irá catabolizar.
E agora, vamos para o nosso descanso??? ;)


Elektra Hércules

Um comentário:

  1. Super q amei seu blog!!!! vai me ajudar muito..... pois ainda não entendo muito deste mundo da musculação. Vejo q tenho muito oque aprender com vcs.......
    bjsssssss

    ResponderExcluir